dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Arroz  
Colheita mal feita desperdiça até 50% da produção
Rizicultura exige planejamento da lavoura e cuidados específicos com a regulagem das máquinas
Ouça a entrevista Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
26/11/2012

Alguns cuidados são imediatos no início da colheita e alguns começam a ser planejados desde a implantação da lavoura de arroz. No entanto, o principal deles é o ponto de colheita. Um arroz colhido muito tardiamente aumenta bastante a quantidade de grãos quebrados, o que diminui o valor comercial do produto. Já se ele é colhido muito antecipadamente, aumenta a quantidade de defeitos, o que também desvaloriza a produção. As quebras provocadas nos grãos, nesses casos, podem desperdiçar até 50% da lavoura.

Segundo Eduardo Eifert, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, outro fator importante é o planejamento da plantação, que deve ser feito de acordo com a capacidade operacional das colheitadeiras da propriedade.

— O produtor deve fazer um escalonamento das cultivares e atentar ao ciclo delas para que, no momento da colheita, o arroz não acumule um ou mais quadros, excedendo a capacidade operacional das máquinas — diz o pesquisador.

De acordo com ele, os grãos devem ser colhidos entre 30 e 35 dias após seu florescimento, com 18% a 20% de umidade. No entanto, outro cuidado importante é a regulagem das máquinas, pois, no caso de uma regulagem inadequada, as perdas podem chegar a 12%.

— Já se a colheita for feita muito antecipadamente ou tardiamente, as quebras provocadas podem representar até 50% de perda dos grãos inteiros — conta.

Para Eifert, o principal erro cometido pelos produtores é a falta de planejamento entre os quadros a serem colhidos e a capacidade operacional das máquinas. Outro erro importante é a falta de observação ao tempo de colheita.

— Alguns defeitos do arroz devem ser previstos ou evitados ainda na época de manejo. No entanto, na pós-colheita, é necessário realizar uma pré-limpeza, a limpeza e a secagem do arroz — explica.
 
A secagem é importante para evitar o surgimento de fungos e insetos durante o armazenamento. Já na etapa de armazenagem, o produtor deve evitar ataques de roedores e outras pragas.

—Ataques de insetos, por exemplo, ocorrem em função da umidade relativa do ar e da temperatura da massa de grãos. Então, para o controle de insetos, deve ser feito o controle dessas 3 variáveis. Para o combate a roedores e pássaros, existem armadilhas especiais e silos apropriados — afirma o pesquisador.

A secagem também exige o conhecimento prévio do agricultor. Se o grão for destinado à produção de sementes, a temperatura da massa de grãos não pode passar de 45°C, como orienta Eifert. Já se a produção é destinada à comercialização de grãos, essa temperatura pode chegar a 100°C, desde que não ocorra a perda de 2 pontos de umidades por hora.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão através do número (62) 3533-2110.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 01/12/2011

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Colheita
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada